domingo, 23 de novembro de 2014

Quanto dura o óleo do motor ?


De uma maneira geral, a grande maioria dos motoristas se preocupa com o tempo de duração das peças  de seus veículos. Um dos equipamentos que mais preocupa as pessoas quanto a sua durabilidade é, sem dúvida alguma, o óleo de motor, pois ele é uma parte de extrema importância para os automóveis. De acordo com especialistas na área de automotivos, sem o óleo de motor as peças desse equipamento não conseguem funcionar bem.

Outro aspecto importante que os motoristas devem ficar atentos é com as condições do óleo. Se ele estiver em mau estado de conservação ou com um nível muito baixo no veículo, a consequência será uma lubrificação insuficiente do motor. A troca do óleo do motor deve ser realizada de acordo com as propriedades específicas de cada automóvel, e essa troca varia de acordo com as características próprias de cada um. Porém, os especialistas orientam que, se em um período de doze meses a quilometragem que o carro suporta não completar,  é necessário fazer a substituição assim mesmo.


A bomba de óleo é o componente responsável pela lubrificação forçada do motor do veículo.

Esse processo acontece quando o óleo do carter é retirado e enviado pela galeria principal de lubrificação. Quem executa todo o envio é a bomba de óleo. O óleo é enviado para várias partes do motor, que passam a ser lubrificadas constantemente.

Para fazer o deslocamento do óleo, a bomba faz uso da rotação de engrenagens ou rotores internos. A rotação é produzida pelo giro do próprio motor. Nesse sentido, percebemos que a bomba de óleo precisa do próprio motor para funcionar e vice-versa.

Na composição da bomba de óleo, temos o corpo, a tampa, alguns eixos, engrenagens internas e válvula. Tanto nos motores a gasolina, quanto naqueles movidos a álcool, o formato da bomba é bem semelhante, com corpo e a tampa feitos de alumínio injetado sob pressão. Os eixos e a válvula são feitos em aço tratado termicamente. Já as engrenagens, são compostas de ferro sinterizado.

Para saber mais sobre lubrificação do motor e lubrificantes veja:


Nenhum comentário:

Postar um comentário